Poço Azul: conheça um paraíso de águas azul-turquesa perto de Brasília, que vai te deixar de queixo caído

 



Mambaí é uma cidadezinha no interior de Goiás, quase na divisa com o estado da Bahia. Está a cerca de 315 km de Brasília e 500 km de Goiânia, situada na Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do Rio Vermelho. Chamado originalmente de Riachão, o local era conhecido pela produção de látex de mangaba, fruta típica do Cerrado, que era extraído pelos pioneiros vindos da Bahia, onde a junção de mangaba e Bahia, resultou no nome atual, Mambaí. 

A cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, fica em uma ramificação montanhosa da Serra Geral e no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca, e é um tesouro desconhecido para a maioria dos goianos. A região ainda abriga mais de 200 cavernas, muitas grutas, cachoeiras, quedas livres ideais para a prática de trekking, rapel e tirolesa. 


Poço Azul

Uma dessas grandes atrações em Mambaí é o incrível Poço Azul, que com certeza lhe proporcionar momentos inesquecíveis neste paraíso em Goiás! Poço Azul é o conjunto de três piscinas naturais surreais, com água cristalina, cheia de peixinhos e com tonalidade que variam entre azul turquesa e verde esmeralda. A trilha até as piscinas é um atrativo a parte, caminha-se por entre cânions, na metade do trajeto atravessa por dentro do Rio Vermelho, e a trilha segue margeando o rio.




Partindo de Mambaí, são cerca 21 km percorridos de carro em asfalto em ótimo estado de conservação até o início da trilha, onde os veículos ficam estacionados. A trilha tem cerca de 3,5 km (ida), acesso médio a difícil, com trechos íngremes, passamos por algumas subidas e descidas um pouco puxadas, sendo maior parte do caminho em terreno plano.

Como o passeio é de longo trajeto é importante ir preparado, levar lanches leves e bastante água, no mínimo 2 litros. Os Poços Azuis são um verdadeiro cenário de filme, ideal pra relaxar, tomar longos banhos e renovar as energias, o esforço é recompensador!




Recomendações:
Use calçados apropriados;
Leve água, repelente, chapéu e filtro solar;
Leve lanches para poder ficar um tempo maior;
Uma pequena mochila é suficiente para o passeio. Evite pesos desnecessários;
Não deixe lixo no local, não faça fogueiras;
Respeite a natureza.

Como chegar em Mambaí:
Partindo de Goiânia, pela GO-060 até Brasília, na capital federal, segue-se pela BR-020 passando pela cidade de Formosa seguindo rumo a Alvorada do Norte/GO.

Após 6 km passados de Alvorada do Norte seguir à direita no trevo para Buritinópolis, pegando a GO-236 e seguir por mais 45 km até chegar a Mambaí.

Dicas, roteiros e outras informações:
Assim como na maioria dos atrativos da região, o Poço Azul é obrigatório a contratação de um guia, além de seguro, torna o passeio enriquecedor. Para agendar passeios e organizar todo o seu roteiro, na cidade de Mambaí existem duas agências que oferecem os passeios, guias e instrutores para os esportes de aventura.

Agência Mambaí Adventure
Site: http://www.mambaiadventure.com.br/
Telefone: (62)9 9978-5979

Cerrado Aventura, Mambaí
Site: https://cerradoaventuramambai.com.br/
Telefone: (62) 9 9853-1497


Fonte: Curta Mais


Postar um comentário

0 Comentários