Chapadão do Céu: conheça uma das cidades mais charmosas de Goiás

 


Com pouco mais de 10 mil habitantes, Chapadão do Céu é a porta de entrada para o Parque Nacional das Emas, representando uma opção charmosa para conhecer no estado.

Localizado a cerca de 480 km de distância de Goiânia, o município de Chapadão do Céu ainda é pouco conhecido, mas é sem dúvida um dos melhores para viver em Goiás. Para se ter ideia, sua população total conta com pouco mais de 10 mil habitantes, no entanto, ao contrário do que se imagina, passa longe de ser uma cidadezinha pacata do interior.

Com altitude de 725 metros, a cidade conta com um Clima Tropical de Altitude e é considerada uma das mais frias do estado. É por ali que se encontra uma parte do Parque Nacional das Emas, uma das mais importantes unidades de conservação do país, preservando diversas formas do Cerrado em seu interior, dentre flores, plantas, árvores e animais nativos.


Entre as principais atividades econômicas desenvolvidas por Chapadão do Céu estão a agropecuária e agroindústria, que foram desde o início os principais atrativos para produtores, principalmente aqueles vindos do Sul.

A cidade nasceu a partir do cultivo de soja e de milho, que apresentaram alto rendimento nas primeiras colheitas. Dessa forma, produtores sulistas adquiriram e arrendaram terras na região para dar continuidade às plantações.

Atualmente, além da soja e do milho, Chapadão do Ceú conta com um projeto de agricultura altamente tecnológico, produzindo também algodão, nabo forrageiro, feijão, girassol, cana-de-açúcar e muito mais.


Apesar de ser uma cidade pequena, é um cenário bastante colorido e divertido no interior de Goiás, com bastante influência do Sul do país em sua arquitetura e em monumentos encontrados pelas ruas. Chapadão do Céu proporciona alta qualidade de vida para seus moradores, que podem desfrutar de uma infraestrutura moderna, com empresas para apoio em todos os setores.

Por ser a porta de entrada para o Parque Nacional das Emas, acaba recebendo alguns turistas que estão de passagem. Quem decide fazer uma visita a Chapadão do Céu pode encontrar algumas atrações bem charmosas, seja no centro da cidade ou em paisagens um pouco mais distantes. É tudo uma graça e vale a pena conhecer!


Paróquia Nossa Senhora Rainha do Céu

Quem passa por Chapadão do Céu não pode deixar de fazer uma visita à Paróquia. Com uma arquitetura de encher os olhos e cores que se destacam mesmo de longe, o lugar é incrível e um dos mais belos cartões postais da cidade.


Parque Nacional das Emas

Para os amantes da natureza que estiverem em Chapadão do Céu, uma visita ao Parque Nacional das Emas é indispensável. O lugar é recheado de atrações, com diversas trilhas para fazer com os guias do local, e cachoeiras incríveis para conhecer. Além disso, como já foi dito anteriormente, é responsável por preservar diversas formas de nosso Cerrado.

Uma das principais curiosidades sobre o parque é que por ali acontece o fenômeno de bioluminescência, que é a emissão de luz fria e visível por organismos vivos. No ambiente terrestre ocorre em fungos, anelídeos moluscos e, principalmente, em insetos.

O que acontece no parque é que vagalumes depositam seus ovos em cupinzeiros, fazendo com que as larvas emitam luzes, o que garante um visual lindo para alguns lugares do parque, principalmente ao anoitecer. Sem dúvida, um passeio imperdível em Chapadão do Céu!

Fonte: Prefeitura de Chapadão do Céu 



Postar um comentário

0 Comentários